sexta-feira, 4 de abril de 2008

Tabanka
A Tabanka, é uma forma de música (com ritmo próprio de tambor, cânticos e apitos em búzios), com dança e desfile. Tabanka é sobretudo uma associação de entreajuda, uma manifestação de caracter místico e religioso.
Como as outras manifestações das outras ilhas em que aparece o tambor, os Festejos da Tabanka, desenrolam-se entre Maio e Junho. A Tabanka, não é só musica... Tabanka é toda uma vida social que se entrelaça no dia a dia, é uma espécie de religião, é a ajuda mútua entre as pessoas (pagamento de quotas para ajuda na vida e na morte). Tabanka também gira à volta de comezainas e da cozinha tradicional... enfim, é todo um ritual complexo, e um tabu para os que a ela não pertencem.
Na Tabanka, há toda uma estrutura social e militar, que prefiguram a vida real: Rei, Rainha, Cativos, Juiz, Carcereiros, Ladrões.... Há uma representação imaginária da vida real e durante os festejos vive-se numa realidade virtual...
Mistura de música, culto, sociedade paralela com regras próprias (algumas muito rígidas), a Tabanka é uma manifestação riquíssima, que existe desde os tempos idos dos finais da escravatura. Existe nas Ilhas de Santiago e do Maio.

Sem comentários: